A Proporção Áurea e sua importância

O que é a Proporção Áurea?

A proporção áurea, regra de ouro ou sequência de Fibonacci tal como também é conhecida, está presente em diversos elementos da natureza , como por exemplo em algumas plantas, flores, corais em moléculas de DNA, até mesmo no espaço e inclusive no próprio corpo humano. Ela é denotada pela letra grega Φ (PHI), em homenagem ao escultor Phideas (Fídias) da Grécia antiga, que teria utilizada para conceber o templo Parthenon da Deusa Grega Atenas. 

Considerada como símbolo de perfeição, despertou o interesse de estudiosos e profissionais de diversas áreas, fazendo com que inúmeras obras de arte e projetos fossem inspiradas em seu conceito, desde a antiguidade vem sendo utilizada (teoricamente) nas artes, na arquitetura e no Design. Alguns afirmam que é possível encontrá-la também em outros segmentos como a nona sinfonia de Beethoven (que teria sido baseada nessa razão), em peças maçônicas, em ações da bolsa, na proporção do corpo humano e da natureza. Também já foi citada em literaturas da cultura pop, como por exemplo, o Livro Código da Vinci. 

De acordo com Oliveira e Ferreira (2010), grandes artistas, estudiosos e profissionais aplicaram a proporção áurea em suas obras, acreditando que seu uso tornava seus projetos mais harmoniosos e visualmente belos, um grande exemplo disto pode ser encontrado nas Obras de Lenardo Da Vinci: 

Leonardo Da Vinci disse que a arte deveria manifestar por ela própria um movimento contínuo, harmonioso e beleza e, assim, utilizou o retângulo de ouro em suas obras. No quadro Mona Lisa, utilizou o número Fi na relação entre o tronco e a cabeça e entre os elementos que compõem o seu rosto, a própria moldura já um retângulo de ouro. Ao criar o Homem Vitruviano, ele ilustrou, de maneira clara e didática, a grande parte das ocorrências do número de ouro no corpo humano. Esse desenho é considerado um símbolo da simetria básica do corpo humano, extensivo para o universo como um todo. (OLIVEIRA; FERREIRA, 2010, p. 65) 

Várias teorias apontam de que Da Vinci teria utilizado tal proporção em suas obras de artes tais como nos quadros “Monalisa”, “A Última Ceia” e no desenho do “Homem Vitruviano”. 

Este desenho pode ser considerado um algoritmo matemático para calcular o valor do número irracional phi (aproximadamente 1,618), como mostra a figura abaixo. 

“Mona Lisa de Leonardo da Vinci 1503 e a aplicação da Proporção Áurea.” 

Sendo assim, quanto mais próximo essas razões se aproximam do número áureo, mais próximo das medidas ideais, ou mais “perfeito” seu corpo será, em questão estética. 

O Homem Vitruviano é considerado frequentemente como um símbolo da simetria básica do corpo humano e, por extensão, para o universo como um todo. É interessante observar que a área total do círculo é idêntica à área total do quadrado (quadratura do círculo) e este desenho pode ser considerado um algoritmo matemático para calcular o valor do número irracional Phi (aproximadamente 1,618). Sendo o número áureo, sendo a representação extrema da perfeição, é a ponte que liga a Arte à Matemática, em busca da beleza. 

“O Homem Vitruviano”, de Leonardo da Vinci. 1490, Lápis e tinta sobre papel e a aplicação da Proporção Áurea”

Proporção Áurea no Design 

Os elementos básicos da identidade visual são: (1) o logotipo, (2) o símbolo, (3) as cores institucionais e (4) o alfabeto institucional, além de outros elementos eventuais, os quais são aplicados de maneira geral na comunicação da marca ou em itens específicos como: material de papelaria, uniformes, sinalização, embalagem e outros. Assim, é fundamental para o sucesso das marcas, que essas apresentem identidades visuais consistentes (COSTA e SILVA, 2002). 

A Proporção Áurea é sinônimo de perfeição, e dela derivam grid, formas e alinhamentos de projetos, mas, não só em marcas são aplicadas a proporção áurea para se compor projetos com harmonia. Encontramos, também, sua utilização em cartazes, tipografia, fotografias, grids (divisões) para diagramação de peças gráficas editoriais, entre outros. As circunstâncias e razões para seu uso podem ser muitas e nem sempre claras ou diretas, como sugere Dondis (2007, p. 183), mas aponta que o fator principal dessa motivação “é a resposta a uma necessidade”, ainda que essas necessidades sejam abrangentes. 

Em geral, designers, pintores e fotógrafos costumam utilizá-la diretamente ou de forma derivada, como no caso da regra dos terços em suas obras. Designers também utilizam tal ferramenta para criar identidades visuais, cartazes, livros e até mesmo layouts de websites. Proporção áurea realmente é um assunto interessante, principalmente pelas diversas formas de se utilizá-la. 

Proporção Áurea pode ser aplicada em vários elementos de composição do projeto de design, incluindo layout, espaçamento, conteúdo, imagens e formas algumas destas formas são: 

Layout e Grid: a Proporção Áurea pode ser considerada como um guia útil para determinar as dimensões do layout. Uma maneira bastante simples de aplicar a Proporção Áurea é definindo suas dimensões em 1:1.618. 

Por exemplo, se pegarmos um típico layout de 960 pixels de largura e dívida por 1.618. Isso vai resultar em 594, que vai ser a altura do layout. 

Agora, dividimos esse layout em duas colunas usando a Proporção Áurea e pronto! Trabalhando dentro dessas duas formas, o layout possivelmente ficará mais harmonioso. 

“Exemplo da Proporção Áurea em um layout de uma imagem”

O layout de duas colunas combina bem com o web design, e podemos perceber muitos conteúdos online neste formato. O site da National Geographic  por exemplo certamente adotou esse layout para manter o site claro, legível e bem organizado. Ele proporciona aos leitores um sentido natural de ordem, equilíbrio e hierarquia. 

“Layout do site da National Geographic”

Composição é fundamental para qualquer imagem, seja para transmitir uma informação importante ou para criar uma fotografia de estética harmônica. A Proporção Áurea pode ajudar a criar uma composição que direciona o olhar para os elementos importantes da foto. Podemos dividir a fotografia em três seções desiguais e, então, usar as linhas e interseções para compor a imagem. 

A proporção é 1: 0.618: 1 – portanto, a largura da primeira e da terceira coluna vertical será 1, e a largura da coluna central vertical será 0.618. Da mesma maneira acontecerá com as fileiras horizontais: a altura da primeira e da terceira fileira horizontal será 1, e a largura da coluna do centro será 0.618. Agora, usamos essas linhas e interseções para atrair o olhar do observador e sua atenção. Isso também cria tensão e proporciona interesse e energia à composição. 

“2Regra dos terços e a aplicação da proporção Aurea”

Outro maneira (um pouco mais simples) de cortar imagens via Proporção Áurea é usando a Regra dos Terços. Ela não é tão precisa quanto a Proporção Áurea, mas se aproxima bastante. Para a Regra dos Terços, configuramos todas as linhas verticais e horizontais em 1:1:1, de modo que todos os espaços sejam iguais e uniformes. Alinhamos importantes elementos da imagem em torno do retângulo central, de preferência em seus quatro cantos. 

Formas: Círculos Áureos Assim como a Proporção Áurea pode ser usada para criar quadrados e retângulos que se harmonizam proporcionalmente, o mesmo também pode ser aplicado aos círculos. Um círculo perfeito em cada quadrado do diagrama vai seguir a proporção 1:1.618 em relação ao círculo do quadrado adjacente. 

O uso dos Círculos Áureos cria não apenas harmonia e proporção, como também consistência na forma como um todo. Foi utilizado da construção de marcas famosas como Apple, Pepsi e Twitter. 

O logotipo da Pepsi é baseado em dois círculos que se cruzam seguindo a Proporção Áurea. Embora o círculo menor não seja muito evidente, ele forma a base da parte branca que fica no centro do logotipo. 

O logotipo do Twitter usa geometria e é baseado nos círculos perfeitos. Há uma pequena falta de precisão quando alinhamos o logotipo com a Proporção Aurea; contudo, no geral, o logotipo do Twitter aparentemente usa os Círculos Áureos para equilibrar, ordenar e harmonizar. 

O logotipo da Apple no exemplo da imagem à baixo temos o detalhamento técnico da marca, que é totalmente baseada na sequência de Fibonacci. (1,2,3,5,8 e 13) 

Segundo Doczi (1990), os números da série de Fibonacci traduzem estágios vizinhos de crescimento, velhos e novos pertencem à assim chamada série somatória, na qual cada número é a soma dos dois números anteriores: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, e assim por diante. Sendo assim o uso da proporção áurea na construção do símbolo da Apple. Há um estudo feito por Barcelos (2012) que trata do símbolo da marca Apple, evidenciando a construção da figura de acordo com os diâmetros de circunferências relacionados com a sequência de Fibonacci. 

Não somente o Iphone, mas todos os outros produtos da Apple são baseados na sequência de Fibonacci. 

Conclusão 

A proporção áurea naturalmente é o guia aos olhos do usuário de uma posição para outra previamente definida. Como conceito, auxilia onde colocar determinados conteúdos e usar a hierarquia dos mesmos de maneira harmoniosamente eficaz. Podemos buscar observar as relações entre a proporcionalidade entre a matemática e a arte de maneira na qual se complementam o resultado dessa junção decorrente da razão áurea são peças gráficas simétricas de visual atrativo aos olhos.

Como György Dóczi diz no The Power of Limits, “O poder da Proporção Aurea para criar harmonia vem da sua capacidade única de unificar diferentes partes de um todo, de modo que cada elemento preserve sua própria identidade e, ao mesmo tempo, harmonize-se com o design geral”. 

Quando for desenvolver uma marca ou algum tipo de trabalho visual para o seu empreendimento, procure profissionais capacitados e com conhecimento para não correr o risco de ter a identidade da sua empresa comprometida. 

Para compor uma boa estratégia de marca, leia o nosso post que explica os motivos de você trabalhar com Marketing Digital! 

Rodrigo Augusto: Estratégias para Impulsionamento de Negócios, Inbound Marketing, Presença Digital, Estratégias de Vendas e Precificação, Campanhas Digitais, Gestão de Redes Sociais, Google e outros Buscadores (SEO e Adwords), Retenção e Fidelização de Clientes, Planejamento Estratégico, Posicionamento, Planejamento de Campanhas e Lançamentos, KPIs, Análise de Resultados, Atendimento e Relacionamento Digital, E-mail MKT, Gestão da Experiência do Cliente, Novas Tecnologias, Eventos, entre outros. Responsável pelo Gerenciamento de todos os Projetos, pela Prospecção de Novos Clientes, Relacionamento com Principais Clientes e Parcerias Estratégicas.

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